Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

menina borboleta


ela chegou tímida. 
olhos pra baixo, choro constante. 
não olhava pra mim, mas seu silêncio gritava que eu a ajudasse. 
não chegou sozinha, mas era solitária.
peguei-a pelas mãos.
 propus uma nova rota. caminhamos juntas. 
ela me aceitou.
pouco a pouco a cabeça foi levantando e pude ver o quanto era bonita. 
seus olhos sempre úmidos me diziam constantemente: não desista, não desista. 
 chegou na hora certa e eu fui a escolhida para acolhê-la: um presente para ambas. 
toda semana um encontro. 
cada dia uma descoberta. 
os choros continuavam, mas ela já não estava parada. 
Estava caminhando no seu reconhecimento.
tomou a jovem vida pelas mãos e tratou de agarrar suas rédeas. 
eu do lado... ela sempre à frente. 
pouco a pouco, um corpo delineando-se. 
jogando fora o que não servia mais. 
deixando os pesos todos pra trás: o peso do corpo e o peso da mente.  
cada semana uma conquista, ainda que aparentemente pequena.
toda mudança é imensa quando se trata de VIDA. 
e onde havia choro, sorrisos brotavam feito caracóis depois da chuva. 
uma menina desabrochava em minha frente. 
e quanta vida ! 
mudamos a mente, mudamos o corpo, até a forma de falar mudou.
a vergonha de se mostrar deu lugar à vontade de viver.
auto-estima retomada, era hora de ficar bonita! 
uma ajeitada no cabelo, um olhar mais definido, uma boca mais brilhante. 
beleza que reverte em saúde que reverte em beleza.
um caminhar mais firme, uma roupa mais justa. 
roda de amigos, conversas longas. 
salto alto, salto baixo, saia curta. 
viagem pra longe, pasmem: so-zi-nha. 
e a menina viu uma mulher querendo sair de dentro dela. 
responsabilidade. disciplina. jogo de cintura. 
e a menina que quase não falava se jogou no mundo. 
e o mundo sorriu pra ela, porque a viu sorrir.
 a menina que caminhava cabisbaixa olhou pra cima e viu um céu imenso. 
e descobriu que tinha asas e que queria voar também. 
a menina olhou pra dentro e viu uma força enorme que desconhecia. 
agora ela quer ir pra longe. e vai. e tem que ir. 
pode ficar longe de todos. 
mas nunca mais vai ficar longe de si própria. 
nunca mais vai precisar se esconder. 
porque ela se descobriu... e se gosta. 
porque ela é linda e merece. 
porque todo mundo vale a vida colorida!

obrigada, linda menina. 
por ter deixado eu ter feito parte dessa linda transformação. 
siga confiante. 
escreve a sua história e volte sempre atrás quando for necessário. 
aceite ajuda mas não aceite convenções.
 sua história mostra que na vida não há gabarito!
ajude sempre, mas não viva uma vida que não a sua. 
segue seu caminho. brilha a sua estrela!
estarei na platéia te olhado com meus olhos úmidos:
não desista, não desista...





2 comentários:

  1. Olhos úmidos aqui também. Um filme passou à minha mente e vi uma menina igualzinha à ela (a do poema) gritando em vão por ajuda! A ajuda não veio de fora, mas daqui de dentro, alguns anos depois! Fui valente, corajosa e persistente! Consegui transformar meu corpo e minha mente! Consegui me transformar em referência àquelas que desejam sair do casulo e voar no céu imenso da felicidade mas não sabem o caminho...
    Que bom ter encontrado esse anjo em seu caminho, menina!
    Também deixo meus parabéns a você por conta desse sorriso em seus lábios!
    Ele, é a certificação de duas coisas: A de que você está feliz e também de que anjos existem!

    ResponderExcluir
  2. Eli, sua história é particularmente especial. História de superação, de quem virou a mesa e dançou em cima! Com tantas histórias de transformação, vejo que somos todas borboletas voando de lá pra cá...coloridas e vivas! e que lindo céu se forma quando tanta história é compartilhada... obrigada!

    ResponderExcluir