Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

sociedade medicalizadora

estamos numa sociedade refém da indústria farmacêutica, com uma medicina medicalizadora, que patologiza qualquer comportamento que desvie do padrão mais aceitável na sociedade.  
se você achar que todo desvio da curva normal (lembre: normal significa "aquilo que predomina") é um problema, você vai tratar seus desvios como um problema. e, provavelmente, será levado a usar medicamentos. 

Quanto mais você se encaixa na "forma" da sociedade mais normal você é... (!!!)... mas não se envaideça, as normas são crués: a mesma sociedade que cobra que seja feliz, magro, bem sucedido, contido, centrado, ..., vai tratar de te "afastar do convívio" se alguma vez você se desviar dos comportamentos esperados e formatados por ela; você já terá então um CID (classificação de doenças) te esperando... e claro, uma caixinha na farmácia para comprar... 

eu não tenho problema em dizer que não sou normal, e isso não quer dizer que sou louca;  apenas aceito que tenho minhas idéias e preferências e que nem sempre andam na linha normal da sociedade. mas eu não medico meus comportamentos querendo padroniza-los, porque não me importa ser igual, antes me importa estar bem ... 

algumas vezes, o medicamento será necessário sim, mas com  mais critérios do que vemos hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário